/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Gestão financeira: como fazer fluxo de caixa eficiente da sua factoring

Gestão de Factoring


29/11/2016 | 0 Comentários | por Decisão

Uma boa gestão de factoring depende de vários fatores e processos, e o fluxo de caixa se destaca nesse contexto.

No post de hoje, você vai entender como fazer fluxo de caixa, quais os principais pontos e objetivos dessa ferramenta e como ela poderá auxiliar no dia a dia de sua factoring. Acompanhe! 

ENTENDA O QUE É E COMO FAZER FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é uma poderosa ferramenta financeira que permite, além da organização das finanças, o entendimento das entradas e saídas de recursos de sua factoring. Para fazer fluxo de caixa, além dos valores disponíveis em dinheiro, também deverão ser utilizados os valores de contas-correntes e aplicações de curto prazo.

Ainda devem ser inseridas, para a obtenção do fluxo de caixa, as entradas de recursos relativas aos valores recebidos de clientes e as saídas que são necessárias para que a sua factoring desenvolva as atividades de rotina, como compra de ativos.

Tais valores contemplam o pagamento de funcionários, a compra de materiais de expediente, entre outros custos do dia a dia. Quando forem comparados estes valores, o fluxo de caixa será obtido, representando as disponibilidades de uma entidade.

A seguir, confira dicas de como fazer fluxo de caixa de modo eficiente em sua factoring.

Utilize um software de gestão

Para elaborar o seu fluxo de caixa de maneira otimizada, segura e funcional, é recomendado que você utilize um bom software de gestão. Esse tipo de solução inteligente permite que o registro das entradas e saídas seja padronizado, o que torna a tarefa mais rápida, fácil e segura, prevenindo os erros e retrabalhos.

Além disso, um bom software de gestão permite que sejam criadas diferentes categorias no seu fluxo de caixa, o que possibilitará análises que mostrarão onde o dinheiro está sendo gasto e qual é a origem dele. Essa categorização servirá de base informacional para o processo de gestão de sua factoring, deixando as finanças otimizadas.

Defina uma data inicial para os registros e seja detalhista

Agora que você já sabe que um bom software de gestão pode fazer a diferença para o seu fluxo de caixa, é necessário que você determine uma data para que se iniciem os registros. A partir desse momento, devem ser separados todos os saldos iniciais da conta caixa, de bancos e de aplicações financeiras, sendo que tais informações devem ser registradas em seu fluxo de caixa.

Ainda com o auxílio do software de gestão, será preciso reconhecer todas as entradas e saídas do período, independentemente do valor. Adicionalmente, você deve dar atenção ao histórico dos registros, já que quanto mais detalhado ele for, melhor será para resolver casos de dúvidas ou de necessidade de consulta de um lançamento.

Atualize o fluxo de caixa constantemente

Outro ponto de atenção é a atualização constante do seu fluxo de caixa. Isso é necessário para que ele funcione como uma ferramenta de gestão eficiente e permita a tomada de decisão com base em valores atualizados e que reflitam a realidade da situação das disponibilidades de sua factoring. Caso isso não seja feito, poderão surgir problemas devidos à percepção errada da sua gestão financeira.

Nesse ponto, é preciso definir uma rotina e mostrar para os seus colaboradores qual a importância da atualização constante, já que, além de deixar as finanças organizadas, isso ainda evita a cobrança de multas e juros por atrasos de boletos e outros pagamentos.

Neste post, você entendeu o que é e como fazer fluxo de caixa de sua factoring. Também foi possível compreender alguns cuidados que são necessários para a elaboração correta das funcionalidades dessa ferramenta de gestão financeira.

Gostou do conteúdo? Então, que tal assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro de todas as novidades para a sua factoring?

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: