/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Fomento Mercantil: conheça 7 vantagens!


13/09/2016 | 1 Comentários | por Decisão

O uso dos serviços de uma empresa de Fomento Mercantil (ou factoring, em inglês) é uma ótima opção para empresas de qualquer porte que precisam melhorar o fluxo de caixa, desde que possuam títulos de créditos futuros de seus clientes, oriundos de vendas a prazo. Quer descobrir quais as vantagens do fomento mercantil para a sua empresa? Confira a seguir!

A noção por trás do fomento mercantil existe há muito tempo em diversas partes do mundo, mas só chegou oficialmente ao Brasil em 1982, com a fundação da ANFAC (Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil), que hoje já conta com centenas de empresas afiliadas em todo o país.

 

  1. Controle de fluxo de caixa

Com o fomento mercantil, é possível antecipar o recebimento de suas vendas realizadas a prazo por meio da venda dos títulos de crédito. Receber o dinheiro de uma só vez facilita o controle do fluxo de caixa, melhora a administração e permite tanto a reposição de estoque com pagamento à vista quanto a realização de investimentos em infraestrutura e tecnologias, o que resulta em crescimento a médio e longo prazos.

  1. Suporte financeiro e administrativo

Além da compra de títulos de crédito, as empresas de fomento mercantil costumam fomentar a produção de indústrias por meio de compra de matéria-prima, contribuindo para o crescimento das empresas.
CCCC

  1. Flexibilidade

A maioria das empresas de fomento realiza o pagamento dos títulos da maneira que for mais prática e conveniente para o cliente. Ou seja, é possível receber por meio de um único DOC (Documento de Ordem de Crédito) diretamente na conta do cliente,  ou por mais de um DOC, conforme o que ficou acertado entre as partes.

  1. Poder de barganha com fornecedores

Com o recebimento do fomento e mais recursos em caixa, a empresa pode negociar melhor com seus fornecedores e conseguir preços menores para compra de matérias-primas e todos os outros itens necessários para o funcionamento da empresa.

  1. Priorização da administração

Com o fomento mercantil, o empresário tem como levantar os recursos para cumprir suas obrigações com muito mais rapidez e facilidade, podendo tomar decisões financeiras e administrativas mais certeiras e confiantes.
Assim, sobra tempo para considerar a oferta de novos produtos, a expansão para novos mercados, o aumento da produção, a incorporação de tecnologias que reduzem os custos operacionais etc.
 

  1. Fim do endividamento

Muitas vezes, com a venda de produtos a prazo, há um desencaixe do recebimento de recursos com o pagamento dos compromissos, o que compromete a saúde financeira da empresa e faz com que ela se endivide, tendo que recorrer a empréstimos bancários ou até mesmo declarar falência.

Com a possibilidade de obter um fomento mercantil, todo esse processo poderá ser evitado e a empresa consegue se livrar do endividamento.

 

  1. Possibilidade de recompra

As empresas clientes da factoring são obrigadas, por contrato, desde que sejam observadas as normas legais, a realizar a recompra dos títulos não liquidados.

Se interessou pelo fomento mercantil e descobriu as vantagens que essa operação pode trazer para a sua empresa? Assine nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do blog!

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: