/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Conheça 5 vantagens e riscos da antecipação de recebíveis


29/01/2017 | 0 Comentários | por Decisão

A antecipação de recebíveis consiste em fazer o deságio de cheques, nota promissória rural, duplicatas, para que o cedente tenha o dinheiro em valor presente. No caso de um negócio que realiza vendas divididas em três vezes por 90 dias, a antecipação de recebíveis permite que ele utilize os recursos de maneira imediata, sem ser necessário esperar o vencimento dos títulos.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS?

Ao decidir pela antecipação de recebíveis, o empresário vai encontrar algumas vantagens que, até então, são desconhecidas por boa parte das empresas. Entre elas, estão questões como:

Taxas menores
Ao comparar a antecipação de recebíveis com financiamentos, empréstimos e cheque especial é possível notar que essa opção tem taxas menores. Em parte, isso se deve ao fato de que a empresa não está pedindo dinheiro emprestado, mas, sim, usando recursos próprios e que seriam recebidos no futuro.

Isso faz, portanto, com que a operação seja mais barata, o que diminui o comprometimento de receitas e o endividamento do negócio.

Menor impacto da inadimplência
Ao antecipar os recebíveis, a empresa pode honrar seus compromissos imediatos ou, melhor ainda seria comprar mercadorias ou matéria-prima por um valor menor, pagando à vista.

Entretanto, terá que realizar a recompra, que é algo relativamente comum dentro dessa operação, caso os títulos não sejam honrados pelos emitentes.

Aceleração da empresa
O fato de não ter boa parte dos recursos presos em recebíveis faz com que a empresa ganhe agilidade de maneira geral. Ela consegue ter mais liquidez para aproveitar oportunidades, assim como consegue negociar mais facilmente com os fornecedores em busca de condições diferenciadas.

Com consistência nesse sentido, é possível garantir que a empresa tenha um desenvolvimento mais acelerado.

E QUAIS SÃO OS RISCOS?

Ao mesmo tempo, realizar esse tipo de operação traz alguns riscos que devem ser avaliados adequadamente. No geral, os riscos incluem:

Dependência dos recursos
Por mais que a antecipação de recebíveis seja vantajosa em muitos pontos, a empresa não pode depender exclusivamente desses recursos para continuar atuando adequadamente.

Isso faz com que a empresa tenha seu crescimento mais limitado e também dificulta todo o planejamento e organização financeira.

Falta de recursos no futuro
Antecipar os recebíveis pode gerar problemas de fluxo de caixa no futuro, caso o negócio não tenha recursos o bastante.

Sendo esse o principal risco, antes de realizar a antecipação de recebíveis é muito importante fazer uma análise de fluxo de caixa projetado. Assim, dá para compreender se esse dinheiro solicitado não vai deixar a empresa em uma situação financeira difícil no futuro.

COMO ESSE PROCESSO SE RELACIONA ÀS EMPRESAS DE FACTORING?

A antecipação de recebíveis pelas empresas de factoring propiciam uma dinâmica nos negócios muito maior que no relacionamento com os bancos, sem a insurgência de reprocidade. As factorings oferecem os recursos para o negócio a partir da compra de crédito mercantil.

Embora ainda haja o processo de recompra, de certa maneira, empresas desse ramo oferecem as vantagens de antecipação de recebíveis sem muita burocracia.

Não perca nenhuma atualização! Nos acompanhe no Twitter, Facebook e LinkedIn e fique por dentro de tudo. 

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: