/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Como melhorar a sua base de dados dos devedores


05/10/2016 | 1 Comentários | por Decisão

O que acontece quando a base de dados fornecida pelo credor não está devidamente completa ou atualizada? Vamos responder a esta pergunta neste artigo, então confira!

Para as assessorias de cobrança, uma das ferramentas mais essenciais ao bom avanço do trabalho é o cadastro dos devedores. Afinal, sua equipe depende das informações que constam neste cadastro para entrar em contato com o devedor e, até mesmo, para ter um embasamento melhor do seu histórico durante as negociações.

 

Contratando serviços para rever a base de dados

Como você sabe, as bases de dados dos devedores são enviadas até você prontas, bastando aplicá-las às atividades de cobrança. O que talvez você não tenha percebido é que, quando elas não estão adequadas às necessidades do seu trabalho, você pode aprimorá-las. Isso é feito atualizando os dados, limpando dados desnecessários ou incluindo dados adicionais que sejam relevantes.

Porém, você não precisa gastar o tempo da sua própria equipe (que é um recurso caro e limitado) para esta atividade. Em vez disso, a opção mais prática é terceirizar este trabalho. Tenha em mente que o investimento realizado em contratar uma empresa para melhorar sua base de dados dos devedores traz um importante retorno. Ele otimiza a produtividade e qualidade dos resultados obtidos nas atividades da sua assessoria de cobrança. Indiretamente, isso também se reflete em maior lucratividade, seja atendendo mais clientes ou valorizando o preço dos seus serviços.

 

Higienização da base de dados

O serviço de higienização consiste em identificar na base de dados os registros em branco, incorretos ou incompletos. Alguns exemplos são registros de nome sem sobrenome; números de telefone com código de área incompatível ou inexistente; e-mail inválido; endereços sem CEP; uso de caracteres especiais em campos indevidos ou excesso de espaçamentos; entre outros. O foco principal deste serviço é nas informações de telefone e endereço dos devedores.

A higienização é apenas a validação dos dados, e seu foco é padronizar as informações sem alterá-las. Assim, ela permite observar em qual medida a base de dados é confiável. Em alguns casos, os problemas identificados podem ser ignorados, se não forem prejudicar o trabalho de cobrança da sua equipe. Em outros casos, é preciso passar aos serviços de enriquecimento e localização.

 

Enriquecimento da base de dados

O enriquecimento da base de dados, de maneira diferente da higienização, implica em modificações. É um trabalho que consiste em buscar, por diversos meios, informações diferentes daquelas que já se tem. Isso visa não apenas completar a base, quando ela está com falhas, mas pode também ser um recurso para fortalecer os meios de contato com os devedores. Assim, mesmo que a base de dados já tenha um número de telefone, seu enriquecimento com outro número adicional pode facilitar o trabalho de cobrança, fazendo com que seja mais eficiente e assertivo.

 

Localização de dados

Dentre os métodos de enriquecimento, começamos a ver o serviço de “localização”. Com o avanço da tecnologia, fica cada vez mais fácil localizar dados sobre clientes. Quando a higienização aponta uma falha relevante nos cadastros, que atrapalha o contato para cobrança junto aos devedores, é possível usar aplicativos integrados a redes sociais para localizar dados de pessoas específicas.

Este método é eficiente porque quase todas as pessoas utilizam alguma das principais redes sociais, como Facebook ou Twitter, e compartilham os seus dados pessoais com essas redes. Para fazer essa busca, é possível partir simplesmente de um nome ou de um número de telefone.

Você acredita que investir na terceirização do serviço de melhoria da base de dados vale a pena? Como esse serviço iria resolver problemas que você enfrenta em sua assessoria de cobrança, hoje? Conte para nós, deixando um comentário neste post!

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: