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Como capacitar sua equipe de cobranças?


16/07/2018 | 2 Comentários | por Decisão

O mercado atual está cada vez mais exigente. Por consequência disso, as empresas precisam estar em constante evolução, com colaboradores que estejam preparados para trabalhar no mais alto nível de eficiência.

Muitas são as formas de treinamento disponíveis hoje em dia, mas elas sempre devem ser voltadas para o perfil específico de cada função e focadas, sobretudo, no aprendizado prático.

Em uma assessoria de cobranças, essa realidade não é diferente — e para saber mais sobre como capacitar a equipe de cobranças e quais as vantagens isso irá trazer para a empresa, continue lendo nosso texto!

Por que você deve capacitar sua equipe de cobranças?

Dentre as vantagens que uma equipe de cobranças bem capacitada pode trazer para a sua operação, estão: 

  • atendimento com maior qualidade;
  • mais agilidade nos processos;
  • maior assertividade no contato de cobrança;
  • melhor nível na recuperação de créditos.

Com isso, a capacitação dos colaboradores se torna fundamental para que a empresa esteja a frente em relação aos seus concorrentes.

Além disso, os colaboradores que recebem capacitação tendem a se sentir mais valorizados e apreciados dentro da empresa, tornando o ambiente de trabalho muito melhor para todos.

É necessário ter em mente que toda capacitação de qualidade tem um custo, mas esse deve ser visto como um investimento, afinal, sua empresa com certeza terá um retorno rapidamente.

Como deve ser feita a capacitação da equipe de cobranças?

Existem várias formas de capacitação que podem ser utilizadas para a equipe de cobranças. Dentre elas, podemos citar:

  • job rotation: nesse tipo de capacitação o colaborador passa por vários setores da empresa, alinhando processos e linguagem de atendimento;
  • coaching: treinamento que utiliza psicologia, administração e sociologia para traçar objetivos profissionais e pessoais do colaborador;
  • dinâmicas: práticas realizadas em grupo para o desenvolvimento de novas habilidades;
  • mentoring: treinamento onde os mais experientes da empresa orientam os novatos no cargo, discutindo estratégias, regras e maneiras de aprimorar o desempenho;
  • seminários: normalmente é ministrado por profissionais de fora da empresa sobre assuntos relevantes para o setor;
  • cursos: em regra geral, os cursos são realizar em ambientes externos e com material didático;
  • grupos de estudo: grupos internos da empresa onde os colaboradores se reúnem para discutir questões ligadas à sua área, por vezes com um mediador externo.

O método de treinamento escolhido deve ser sempre baseado no perfil da sua equipe, no tempo para a capacitação e até mesmo no interesse pessoal de cada um.

Para saber qual será o mais eficiente, uma alternativa é testar cada um deles e avaliar quais apresentam os melhores resultados.

Qual deve ser o tema da capacitação?

A rotina do profissional de cobranças engloba vários conhecimentos de áreas diferentes — por isso, são vários os possíveis temas a serem abordados em um programa de capacitação. Alguns deles são:

1. Conceitos de crédito e cobrança

Duas definições de extrema importância para um profissional de cobrança. Apesar de parecer conceitos que todos sabem, muitas dúvidas ainda cercam esses temas, sendo necessário esclarecê-las.

2. Técnicas de comunicação e relacionamento

Não basta apenas saber que existe a necessidade de cobrar, é necessário que o profissional de cobranças saiba se comunicar e se relacionar com os clientes para que haja uma recuperação de crédito.

3. Estratégias de negociação com clientes

É necessário saber quais tipos de procedimentos internos e externos podem ser feitos para a recuperação de crédito, o desenvolvimento de estratégias de negociação é essencial para o profissional de cobranças, desde identificar qual o melhor meio de comunicação até como fazer a cobrança em si.

4. Uso de softwares e ferramenta para atendimento

De nada adianta você investir em softwares e equipamentos para aprimorar o atendimento ao cliente se o colaborador não saber utilizá-los. É necessário haver um treinamento para os profissionais de cobranças para ensiná-los a utilizar as ferramentas disponíveis.

5. Noções sobre códigos civil e do consumidor

Antes do profissional de cobrança fazer o primeiro contato, é necessário saber quais os direitos e deveres do consumidor, averiguando a entrega, garantia e assistência técnica do produto que está sendo cobrado.

A importância de um profissional de cobranças bem capacitado

Você deve sempre ter em mente que dentro da sua empresa, o operador de cobranças é o colaborador mais importante na recuperação de crédito.

Portanto, invista tanto seu tempo quanto seu capital na capacitação desses profissionais, para que você possa ajudá-los no desenvolvimento de um relacionamento com seus clientes.

Ter uma equipe bem preparada e disposta a fazer o trabalho é necessário para o bom andamento de uma assessoria de cobranças!

Agora que você já conhece melhor sobre como aumentar o nível de produtividade da equipe de cobranças, que tal aprender mais sobre o assunto? Confira nosso texto sobre os 6 maiores erros na prestação de contas e elimine essas práticas do dia a dia da sua empresa!

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