/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

5 dicas para reduzir o turnover e reter talentos em uma assessoria de cobranças


12/03/2018 | 2 Comentários | por Decisão


O perfil dos atuais profissionais têm mudado. Se manter o vínculo empregatício e construir uma sólida carreira na organização era o objetivo principal, atualmente esta estratégia já não é mais válida - gerando altas taxas de rotatividade nas instituições.

Embora o turnover exista em todas as organizações, ele torna-se prejudicial aos negócios quando sua ocorrência é constante, por exemplo, quando há a contratação contínua de novos funcionários e o aumento da quantidade de desligamentos.

Reduzir o turnover se tornou um dos grandes desafios dos gestores. No entanto, é preciso desenvolver estratégias eficazes para reduzir este índice e estreitar o relacionamento dos colaboradores com a empresa e motivá-los diariamente.

O que é turnover e por que ele acontece?

Turnover é a relação entre o número de colaboradores admitidos e o número de funcionários demitidos em um determinado período. De forma simplificada, é um índice de rotatividade de pessoal nas empresas.

Entre alguns fatores que motivam os funcionários a pedir demissão em busca de novas oportunidades se destacam:

  • baixos salários;

  • ausência de incentivos ou poucos benefícios;

  • péssimo clima organizacional;

  • falta de afinidade com os objetivos da empresa.

Muitas empresas oferecem bons salários e pacotes atraentes de benefícios, porém, há uma grande rotatividade de pessoal, seja por falhas nos perfis de liderança ou pelo próprio funcionário não se sentir reconhecido pelas realizações de tarefas e projetos da organização.

Por que é importante trabalhar para reter talentos na equipe?

Ter uma grande rotatividade de funcionários significa incorrer em custos gerados com os desligamentos e novas contratações e encargos. Além, também, das despesas com treinamentos, perda de talentos e tempo necessário para adaptação.

É importante destacar que o custo com a perda de um funcionário pode representar até 213% do valor do seu salário. Em tempos de competição é fundamental que as organizações retenham seus talentos. Seja por meio de estratégias motivacionais ou pela contemplação de benefícios, é preciso fazer com que os funcionários sintam-se engajados.

De forma simplificada, a taxa de turnover mede a saúde organizacional. Logo, diminuir este índice deve ser uma meta constante na estratégia dos gestores. Se o nível de demissões em uma organização for elevado, irá gerar muitos ônus, uma vez que a saída de funcionários envolve custos, bem como a admissão de novos, já que requer qualificação, treinamentos e capacitação de uma nova equipe. Por isso reduzir o turnover é tão importante!

Principais causas do turnover em assessoria de cobrança

Relação ruim supervisores e gestores

Não é incomum encontrar gestores e empreendedores que não mantêm uma relação agradável com seus funcionários. Quando as condições de trabalho não são propícias e há problemas de relacionamento interno,  pode ser a causa de um alto índice de turnover, consequentemente ligado à motivação no ambiente de trabalho.

Uma assessoria de cobrança precisa estar estruturada de uma forma que o atendente sinta-se estimulado e motivado. Por exemplo, é possível manter uma área de descontração, ajudando o funcionário a se distrair durante a rotina das ligações, melhorando seu desempenho e aumentando a satisfação em relação à empresa para quem trabalha.

Falta de perspectiva de carreira

A falta de perspectiva que contemple o funcionário para o crescimento profissional na assessoria de cobrança é uma das causas do elevado turnover. Quando há um plano de carreira e uma política de salários bem definida o emprego torna-se mais interessante para o colaborador.

É importante destacar que, para muitas empresas, o turnover está internalizado, já que no dia a dia, é natural perder funcionários. No entanto, essa rotatividade deve ser encarada como uma fonte de custos, visto que o gestor terá que gastar com novos treinamentos, contratações

Pressão por metas e desempenho

Estabelecer metas inalcançáveis ou exigir do funcionário a realização de tarefas que requerem um desempenho muito além ao que ele pode realizar são causas que levam a um alto índice de turnover.

Para reduzir gastos com turnover é preciso ficar atento ao perfil dos colaboradores, de forma que as tarefas possam ser estabelecidas conforme ao potencial de cada funcionário e, assim, devidamente cumpridas dentro do prazo.

5 dicas para reduzir o turnover e reter talentos

1. Implemente programas de valorização e de reconhecimento do funcionário

Uma importante prática dentro de uma assessoria de cobrança é o desenvolvimento de programas de valorização e de reconhecimento dos funcionários.

Esta ação faz com que o colaborador perceba seu valor dentro da empresa e sinta-se reconhecido e engajado a conquistar melhores resultados, seja pela possibilidade de uma promoção ou ainda de aumento salarial.

Para isso, estimule os próprios funcionários a apresentarem as possibilidades de crescimento dentro da empresa e o que os manteria motivados a alcançar melhores resultados. Essa estratégia tornará os colaboradores mais produtivos e motivados, reduzindo o turnover.

2. Estabeleça um bom plano de carreira

Grande parte dos profissionais muda de empresa em busca de perspectivas melhores em suas carreiras. Dentro da gestão de talentos, a criação de um plano de carreira claro e objetivo passa a ser a peça-chave para lidar com esse desafio.

Este plano de carreira não pode ser apenas um documento com cargos e salários, que após ser elaborado é engavetado e esquecido a sete chaves no departamento pessoal.

Ao elaborar um plano de cargos e salários é preciso que haja um bom trabalho de comunicação e transparência, permitindo que cada profissional entenda quais caminhos deve trilhar para crescer dentro da empresa.

3. Mantenha um espaço físico mais leve e agradável

Uma empresa que se preocupa em manter a saúde e bem-estar dos seus funcionários passa a ter índices menores de turnover e até mesmo absenteísmo. Por isso, é essencial promover um ambiente de trabalho agradável e com boas práticas de qualidade de vida profissional, oferecendo condições adequadas para que a equipe possa desenvolver suas tarefas.

4. Estabeleça salários e benefícios compatíveis

Oferecer benefícios reais aos funcionários é outro fator que contribui para a redução do turnover. Diante de um mercado cada vez mais concorrido, já não é mais diferencial oferecer apenas vale alimentação e plano de saúde aos colaboradores - os atuais profissionais esperam mais da empresa.

É importante destacar que os benefícios devem realmente ser benefícios e a equipe precisa perceber que estão sendo beneficiadas. Analise alguns pontos: o que a sua empresa pode oferecer que a concorrência não oferece? Como os benefícios são repassados aos colaboradores para que eles realmente vejam valor? Como está o plano salarial e sistema de comissões para os cobradores?

A resposta a essas perguntas pode mudar e ajudar a definir uma boa estratégias de benefícios e salários que promova um melhor desempenho das atividades e aumente a produtividade.

5. Use o feedback da forma correta

É comum gestores utilizarem o feedback como forma de punição ao colaborador. No entanto, fornecer um bom feedback aos cobradores da equipe é um importante instrumento para avaliar o crescimento do colaborador dentro da empresa e para buscar o seu crescimento profissional dentro dela. Utilizar dessa avaliação, principalmente para motivar o ccolaborador, favorece para que ele permaneça mais tempo dentro da companhia e se engaje ao time.

Investir na qualidade de atendimento dentro de uma assessoria de cobrança é o diferencial que muitas empresas têm encontrado para atingir o sucesso. Portanto, reduzir o turnover torna-se indispensável.

Gostou do conteúdo? Complemente sua leitura com esse nosso outro conteúdo "5 indicadores de cobrança essenciais para sua empresa".


Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: